… ensaios

Produzida por Davi de Oliveira Pinheiro e Letícia de Cássia, a série para a internet Fronteiras do Pensamento: Ensaios Visuais traz curtas realizados por brasileiros com personalidades do cinema, teatro, música e artes plásticas.

Atualmente, é possível assistir no site a quatro dos cinco vídeos que compõem a série. Em Dois Andares, de Márcio Schoenardie, os diretores Beto Brant e José Padilha conversam sobre cinema no elevador. Na versão para a internet de Teatro de Titãs, de Fernando Belens, o dramaturgo Fernando Arrabal discute mitolgia, ditaduras, os caminhos da criação artística no século XX e o destino do teatro no século XXI. Destaque na nossa seção Vídeos para os mais recentes De volta ao quarto 666, de Gustavo Spolidoro, em que Wim Wenders, assim como fez com amigos cineastas em 1982, é questionado sobre o futuro do cinema na era digital; e What are you looking for?, de Camila Gonzatto, em que o compositor Philp Glass discorre sobre a criação musical.

Cada entrevista já valeria um curta por si só, devido à relevância dos personagens, mas é interessante notar que assim como foi proposto, os realizadores realmente fazem um ensaio visual, utilizando as falas como ponto de partida para mostrar suas visões sobre o fazer artístico.

No site há ainda entrevistas com os diretores sobre o processo de criação.

http://www.v2cinema.com/ensaiosvisuais/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s