Vídeos

((((deixe seu comentário no fim da página))))


WHAT ARE YOU LOOKING FOR? CAMILA GONZATTO, 2008

Os caminhos, os passos e o tempo. Philip Glass reflete sobre a origem da música e das idéias que se transformam em cada nota de piano.

http://www.v2cinema.com/ensaiosvisuais/index.php

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

DE VOLTA AO QUARTO 666 GUSTAVO SPOLIDORO, 2008

Qual o futuro do cinema? Em 1982, em Cannes, Wim Wenders convidou diversos cineastas a responderem esta pergunta. 26 anos depois, a pergunta continua a mesma, mas Wenders está do outro lado da câmera.

http://www.v2cinema.com/ensaiosvisuais/quarto_666/index.php

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

SENTADO NA BEIRA DO RIO DANIEL SÁ, 2008

MONTAÑAS DE PAPEL, MONTAÑAS DE INJUSTICIA Word Rainforest Movement (WRM), 2008

Assita aqui o vídeo em espanhol sobre os impactos da indústria da celulose e papel.

ASAS, SOMBRAS, BICOS E UNHAS DE SONHOS BETO BRANT, 2006

Gravado com uma câmera de celular, este curta de Beto Brant passeia pela obra de Kuta Ndubum, pintor angolano exilado no Brasil, enquanto o artista recita o poema de Neruda que dá título ao filme. Uma ode aos sonhos em 3 minutos.

POR PRIMERA VEZ OCTAVIO CORTAZAR, 1967

Obra-prima do cineasta cubano falecido em fevereiro deste ano, “Pela primeira vez” mostra uma projeção em Los Mulos, povoado localizado nas montanhas de Baracoa, em que ninguém nunca havia visto cinema.

Antes da projeção, Cortazar interroga os moradores para saber o que pensavam que seria um filme. Entre as respostas, uma senhora chuta: “eu considero que seja uma festa, ou um baile, alguma coisa assim”.

Num tempo em que crianças convivem com o vídeo no celular, este documentário nos leva a pensar sobre a importância do cinema.

E você, consegue lembrar-se da emoção ao ver imagens em movimento numa tela pela primeira vez?

EN EL ESPEJO DEL CIELO CARLOS SALCES, 1998

Filme curta-metragem do diretor mexicano gravado em 1998 no formato 35mm com 10 min de duração. Repare a linda fotografia e o tom de sonho da narrativa. O cotidiano do menino que vive em um ambiente rural e simples se encontra, na fantasia infantil, com o tecnológico. É o contato de dois mundos diversos. Uma reflexão sobre a imagem, a ilusão e o cinema.

(fonte: CULT_URAM_UNDO)

SIGNATURES ANISTIA INTERNACIONAL, 2007

NOW! SANTIAGO ALVAREZ, 1965

“Gosto mais do filme documentário, pois para mim a realidade é uma ficcão constante. Gosto de filmar e elaborar a mim me interessa registrar e participar dessa realidade”.

(Santiago Alvarez in Cine Cubano, n. 54-55, 1969)

GUERNICA 3D LENA GIESEKE, 2008

ENCONTRO COM MILTON SANTOS SILVIO TENDLER, 2007

IMPRESSÕES DE JEAN-CLAUDE BERNARDET SOBRE O FILME

De: Jean Claude Bernardet
Enviada em: quinta-feira, 2 de agosto de 2007 17:01
Para: Silvio Tendler
Assunto: M. Santos

Silvio

gostei muito, muito mesmo, do Milton Santos, de como vc vai concatenando os temas, circulando pelos temas, os movimentos sociais de diversos países.

O que mais me surpreendeu é que Milton Santos e o filme preservam a utopia e a confiança de que os oprimidos transformarão a história. Me lembrei que Haroldo de Campos recusava as expresões pós-moderno e pós-industrial, e preferia “pós-utópias” ou “pós-utópico”.

A parte referente à água me deu a idéia de que se poderia fazer um filme sobre a água no Brasil. Na ECA foi, há alguns anos, um doc sobre as águas nas cidades de S.OPaulo e do México. mas se deveria fazer algo mais rigoroso. De alguma forma, aceitamos que a terra possa ter proprietários, mesmo se somos contra a atual distribuição das terras etc. Mas nos parece revoltante que a água possa ter proprietários. Há tanta coisa a se dizer sobre a água e as águas.

Gostei muito do filme. Em SP esse filme, me parece, é desconhecido, vou emprestá-lo a amigos

grande abraço.

jean-claude

4 Respostas para “Vídeos

  1. Nosso blog tá lindo. Parabéns meninas.
    Silvio

  2. Silvio, belo site. Parabéns pela contribuiçao à fauna do documental. Pode dizer ao J.C.Bernadet que um doc. sobre a agua no Brasil e muito atual é “Além do Jejum, as verdades do Velho Chico” sobre a preservacao das aguas brasileiras das garras exportadoras do agronegócio multinacional. Foi lançado em abril deste ano e para solicitar é só escrever para felixdenise1000@hotmail.com . Direçao minha e de Stéfano Barbi-Cinti.

  3. Pingback: … ecologia « CINEMA DE VERDADE

  4. Pingback: … ensaios « CINEMA DE VERDADE

Deixe um comentário